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Laudos comprovam a qualidade e potabilidade da água distribuída
A água distribuída no município de Gravatal é potável e própria para o consumo humano, ao contrário do que foi divulgado pelo Ministério Público da Comarca de Armazém, que de forma precipitada, anunciou as informações em desacordo com a Portaria do Ministério da Saúde.

A Atlantis Gestão em Saneamento, empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição de água na cidade de Gravatal, recebeu nesta terça-feira (29), o laudo da recoleta de água solicitada na última sexta-feira. A água distribuída nos Bairros Tiradentes, Termas e em todas as demais localidades do município, é considerada potável, ou seja, todas as características e propriedades das amostras d’água destes pontos, mostraram que o líquido é apropriado para consumo humano, como já confirmavam todas as análises realizadas, periodicamente, desde outubro de 2015, tanto pela empresa, quanto por um laboratório especializado, credenciado pelo IMMETRO.??

É importante salientar que, todos os procedimentos da empresa seguem rigorosamente a portaria 2.914, de 12 de dezembro de 2011, no qual contempla minuciosamente todas as etapas de controle do sistema de abastecimento de água, como parâmetros físicos, químicos, biológicos e organolépticos de análises, as concentrações máximas e mínimas permitidas em água potável, quantidades e locais de amostragens, inclusive sobre os procedimentos de recoleta, que é uma ação obrigatória em casos de análises que apresentem resultado ‘positivo’.

De acordo com o gerente da unidade e responsável técnico da Atlantis, Rafael Macieski, a recoleta deve ser a primeira atitude a ser tomada, em situações como esta que ocorreram em Gravatal, já que inúmeros erros podem ocasionar um ‘falso positivo’.?

“Mostrando preocupação com os munícipes e devido às informações divulgadas precipitadamente pelo Ministério Público da Comarca de Armazém, na última sexta-feira (25), a empresa, imediatamente, solicitou que novas análises fossem realizadas nos bairros Tiradentes e Termas, conforme disposto no capítulo 5, art. 27, da Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde. Os resultados confirmaram que a água nestas localidades está livre de qualquer contaminação, não obtendo qualquer tipo de anormalidade. Mais uma vez a Atlantis apresenta seu comprometimento com o município, garantindo água de qualidade aos usuários do sistema de abastecimento da cidade”, enfatizou o engenheiro Macieski.

Rafael destaca ainda que, o município de Gravatal possui uma única estação de tratamento de água e um único reservatório, que atendem toda a região central do município e os bairros adjacentes, incluindo Termas e Tiradentes. Desta forma, seria muito improvável que a água estivesse fora dos padrões em apenas duas localidades e dentro dos padrões nas outras, sendo que esta água é produzida e tratada em um único sistema, tese que ficou comprovada com a emissão dos novos laudos, após a recoleta, como bem determina a Portaria do Ministério da Saúde.

Com relação às alterações na coloração da água, a Atlantis explica que, sempre que é necessário fazer uma manutenção ou reparos nas redes de distribuição, a tubulação fica sem água e, consequentemente, seca. Após a conclusão de reparo, como a pressão da água vai voltando ao normal, provoca uma movimentação no interior da tubulação, causando desprendimento de eventuais incrustações que se acumulam ao longo do tempo nas tubulações, provocando assim, a mudança na coloração.

Em tais situações, a Atlantis realiza descargas sistemáticas em pontos estratégicos, até constatar a clarificação da água. Mas, mesmo tomando esta atitude, ainda pode ocorrer que alguma casa receba água com aspecto alterado. Então, quando isso ocorre, em suas comunicações, a empresa sempre solicita ao cliente que ao perceber alguma anormalidade, deve entrar em contato com a Águas de Gravatal, para que a equipe técnica realize a coleta, análise e descarte da água. Vale salientar que, esta manobra não compromete a qualidade da água distribuída, que atende aos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria 2914/11.

A Atlantis já entregou todos os laudos para a Prefeitura Municipal de Gravatal, garantindo a qualidade da água na cidade. Durante esta semana, a empresa vai procurar o Ministério Público para prestar todos os esclarecimentos e entregar os laudos, colocando-se à disposição daquele órgão para explanar não apenas estes e os ditames da referida Portaria, mas também, para eventuais outras diligências que o mesmo queira realizar.

Em caso de dúvida, ou então, se acontecer de algum usuário observar alguma alteração na água que não é comum, a orientação é de que o mesmo entre em contato, imediatamente, com a Águas de Gravatal/Atlantis, através do número (48) 3642-2010, para que a equipe técnica faça uma visita para fazer a coleta, análise e descarte da água.

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