Contratada desde 2018 pela Visan para realizar a operação, manutenção e novas obras no sistema de abastecimento de água de Videira, a equipe da Atlantis Saneamento realizou um importante treinamento para trabalhar com os novos tubos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD). O material ganha cada vez mais espaço no mercado por ser mais leve, resistente, de alta durabilidade e fácil aplicação, fazendo com que seja utilizado pelas melhores companhias do Brasil e do mundo.
Os tubos e conexões PEAD possuem uma tecnologia mais moderna, que permite que tenham uma vida útil que ultrapassa os 50 anos. Por serem flexíveis e muito resistentes, reduzem significativamente a possibilidade de vazamentos. Além disso, são 100% recicláveis.
Como as soldas são realizadas por termofusão, a Atlantis Saneamento adquiriu um equipamento especial junto à fábrica da PEAD Brasil. Para conhecer a tecnologia, o engenheiro Thyago Freitas de Araujo, gerente de contrato da empresa, e Eslen Brasil Santiago, supervisor operacional, foram a Campinas (SP) para um curso junto ao fornecedor. Após, ambos comandaram o treinamento com os colaboradores da empresa em Videira.
A solda por termofusão dispensa praticamente por completo o uso de conexões, barateando o custo da obra, reduzindo a perda de carga e também as perdas reais, devido ao seu baixo índice de rompimento. A resistência é igual ou até maior do que o restante da própria tubulação.
“O investimento nessa modernização e na capacitação de nossos técnicos são iniciativas que reforçam ainda mais a excelência dos serviços prestados à população pela Visan, por meio do trabalho da Atlantis Saneamento”, ressaltou Thyago Freitas de Araujo.