A empresa Atlantis Saneamento, responsável pela gestão operacional e comercial do saneamento básico do município, visa melhorar o abastecimento de água.
Uma pesquisa de vazamentos foi iniciada nesta semana, pela Atlantis Saneamento, responsável pela gestão operacional e comercial da Morro da Fumaça Saneamento, e deve ser concluída até a próxima sexta-feira (5).
A pesquisa de campo é feita por meio de um equipamento de alta sensibilidade, chamado de geofone, que é dotado de um sensor que capta o som produzido pelo vazamento. Para garantir uma maior precisão, as equipes estão trabalhando durante a madrugada, quando há menos barulho e os ruídos são detectados com mais facilidade. “A população deve estar ciente que os colaboradores estão passando pelas ruas com o aparelho, uniformizados e treinados”, destaca a gerente de contrato da Atlantis Saneamento em Morro da Fumaça, Mônica Vieira.
O trabalho também mapeia as pressões das redes. “No caso, atuamos na manutenção de vazamentos e coletamos informações para auxiliar em um plano de setorização, melhorando o abastecimento do sistema de distribuição”, acrescenta. Além do mapeamento das redes, o trabalho é realizado sempre que há suspeita de vazamento.
“Os custos de produção acabam diminuindo, pois propicia um menor consumo de energia, de produtos químicos e outros insumos. O trabalho de redução de perdas permite a utilização das instalações existentes para ampliação da oferta para população sem expansão do sistema produtor”, explica Mônica.
A pesquisa não afeta o abastecimento de água da população. Os usuários podem entrar em contato com a Morro da Fumaça Saneamento por meio do telefone (48) 3434-5302, por e-mail atendimento@mfsaneamento.sc.gov.br ou na Central de Atendimento, localizada na rua Eugênio Pagnan, 237, no Centro do município.